A Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), que faz parte da Rede Global de Empresas e Deficiência da OIT/ONU, reuniu na última quarta-feira, 25/09, no escritório da Globant, empresa de serviços de tecnologia nativa digital, em São Paulo, lideranças globais para compartilhar as parcerias conquistadas pela rede e também discutir sobre os avanços e as boas práticas para fomentar a empregabilidade de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Mediado pelo CEO da REIS, Djalma Scartezini, a instituição apresentou sua nova marca, além de destacar as parcerias firmadas recentemente com a Globant, Google, Caf of América e a Recode. Durante a reunião, ele também contou como a rede tem contribuído com os processos em favor da diversidade nas corporações.
“Nosso intuito é fortalecer a REIS dentro do mercado corporativo em prol da criação de ambientes de negócios fortes, competitivos e diversos. Além disso, para 2025 um dos nossos objetivos é criar uma plataforma de vagas de emprego onde as empresas associadas possam acessar e recrutar talentos”, afirma o CEO.
Somente neste ano, 12 novas empresas passaram a fazer parte da rede, totalizando mais de 60 empresas signatárias que contribuem com ações para garantir a empregabilidade de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
O evento teve a apresentação de Javier do Porto, Brazil Country Head da Globant, que mostrou as operações da companhia para os convidados. Entre os destaques está o projeto Be Kind, que orienta, em um dos seus pilares, melhorar e enriquecer a Globant nos seguintes tópicos: Gênero e Sexualidade, Acessibilidade e Neurodiversidade, Multiculturalismo e Etnia e Diversidade Generacional.
Além disso, o executivo falou sobre a importância da parceria entre a Globant e a REIS e como essa relação vai contribuir para o crescimento da corporação aqui no Brasil. “A REIS tem atuado de forma significativa apresentando boas práticas e novas ideias para inclusão e desenvolvimento de carreira de profissionais com deficiência e como implementar isso na Globant. Além disso, temos notado o engajamento dos nossos talentos na participação destas iniciativas para a inserção de pessoas com deficiência dentro da nossa companhia”, disse Javier.
Além dos CEOs convidados, estiveram presentes Alessandra Trigo, sócia da Pedalando pela Diversidade Desenvolvimento Humano, que explicou que as Pessoas com Deficiência não querem ser vistas como “cota”; Oliver Ranft, diretor de Desenvolvimento de Negócios do CAF América, que abordou a possibilidade de credenciar a REIS para receber recursos de imposto de renda dos Estados Unidos; e Roberta Faria CEO, da Mol Impacto, que falou sobre a importância da prática de doação no Brasil como um ato de generosidade e cidadania e que não pode acontecer apenas em momentos emergenciais. Ela também destacou que países desenvolvidos doam 2% do PIB e o Brasil, apenas 0,13%.
Além da apresentação das boas práticas e histórias inspiradoras, o fórum também abriu espaço para fomentar o debate sobre as principais barreiras enfrentadas na implementação de políticas inclusivas e a importância de uma educação básica de qualidade e inclusiva para a formação dos futuros profissionais.
Pacto pela Inclusão REIS-OIT
O Pacto pela Inclusão REIS-OIT é um documento criado pela REIS que elenca cinco compromissos que devem ser adotados pelas empresas signatárias. O objetivo é que as ações de diversidade e inclusão sejam levadas para a cultura da empresa, gerando propagação e engajamento entre os colaboradores.
As empresas signatárias do Pacto pela Inclusão têm como compromissos:
- Comprometer a alta liderança com o respeito e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência;
- Desenvolver políticas e procedimentos com vistas às ações afirmativas em todos os âmbitos da organização;
- Promover cultura e ambiente inclusivos e acessíveis a todas as pessoas com deficiência;
- Comunicar e educar para o respeito dos direitos e deveres das pessoas com deficiência;
- Incluir a questão da deficiência na estratégia da empresa, bem como no planejamento de produtos e serviços, e atendimento a clientes.