Devido à crescente preocupação mundial com o meio ambiente e com questões sociais, a agenda ESG (Environmental, Social and Governance) está conquistando cada vez mais espaço no ambiente corporativo. A sigla representa a união de três aspectos, voltados para pautas ambientais, sociais e de governança corporativa, apresentando um diferencial competitivo no alcance de novos consumidores e acionistas. Para elaborar estratégias de negócios alinhadas ao desenvolvimento sustentável e alcançar as metas desejadas, as empresas precisam de profissionais especializados, seja de forma integrada, ou específica de cada área. Neste sentido, a Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos, separou quatro profissões essenciais para a gestão dos três pilares ESG. Confira a seguir:
Analista de Sustentabilidade/ESG
Responsável por construir e fortalecer a cultura de sustentabilidade corporativa nas organizações. O Analista de Sustentabilidade, ou ESG, atua na elaboração, implantação e acompanhamento dos projetos de responsabilidade social e ambiental, além de desenvolver normas e políticas internas de ESG. Como este profissional pode estar inserido em diferentes áreas de atuação, como Administração, Gestão Ambiental ou Comunicação Social, as atividades específicas podem variar de acordo com as necessidades das empresas. No site da Catho é possível encontrar mais de 60 vagas com salários a combinar.
Engenheiro Ambiental
Um Engenheiro Ambiental trabalha na avaliação e solução de impactos ambientais, como a poluição do solo, água e ar, assim como o descarte de resíduos. Este profissional executa atividades de análise, auditoria e acompanhamento de programas e processos relacionados ao meio ambiente, com foco nos aspectos técnicos. Por isso, precisa sempre acompanhar a legislação vigente e verificar os documentos e registros ambientais da empresa, garantindo a atualização de licenças ambientais junto aos órgãos de fiscalização e vigilância sanitária. Atualmente, existem mais de 100 oportunidades na Catho para atuar na área, com salários de até R$ 15 mil.
Analista de Responsabilidade Social
Desenvolve, implementa, coordena e avalia os resultados dos projetos ou programas sociais de uma empresa. O Analista de Responsabilidade Social realiza a interlocução com as comunidades e organizações do terceiro setor, constitui parcerias e capta recursos para a execução dos eventos institucionais. Além disso, trabalha na estratégia de conscientização social e campanhas de voluntariado corporativo. Para quem deseja trabalhar neste setor, a Catho está com mais de 110 vagas abertas, com salários a combinar.
Controller
No aspecto da Governança Corporativa, este especialista executa um papel fundamental na gestão da transparência. Entre as principais atividades de um Controller, destacam-se o planejamento, organização e desenvolvimentos de planos financeiros, análise de indicadores de performance, elaboração de demonstrações financeiras, relatórios gerenciais, e apresentação de resultados junto à diretoria, sócios e acionistas da empresa. Logo, o Controller pode garantir a padronização e transparência das operações, o que minimiza as chances de fraudes, desvios de verbas e outros procedimentos que fogem das diretrizes da empresa. A Catho está disponibilizando mais de 180 oportunidades para esta profissão, com salários de até R$ 20 mil.
Os interessados em se candidatar a alguma das vagas e acelerar sua próxima oportunidade precisam somente cadastrar o currículo no site de maneira gratuita. Caso queira se destacar perante aos demais, a Catho disponibiliza o Plano Profissional, que pode aumentar em até 18 vezes as chances de ser chamado para uma entrevista, de acordo com estudos iniciais da plataforma.