Elementos-chave para alcançar a eficiência no uso da água em data centers

Artigos

Diversas fontes da indústria relatam que o consumo médio de água em um data center é entre 3 e 5 milhões de galões de água por dia, comparável ao uso diário de água de uma cidade com 30 a 50 mil habitantes, um número que poderá aumentar devido à transformação digital e às maiores densidades dos racks para aplicações como inteligência artificial (IA) e computação de alta performance (HPC). Por isso, o gerenciamento da eficiência no uso da água (WUE) tem se tornado cada vez mais essencial para os operadores de data center.

Por muitos anos, os data centers priorizaram a eficiência energética. Em algumas partes da América Latina, a escassez de água exige alternativas eficientes no uso da água ou sem água para a refrigeração tradicional feita a base de água – especialmente para data centers novos.

Elementos-Chave para Reduzir o Consumo de Água

A WUE mede a sustentabilidade em termos do uso da água e a sua relação com o consumo de energia. O data center médio tem uma WUE de 1,8 l por 1 kWh, enquanto aqueles com uma WUE de 0,2 l/kWh ou menor usam menos de 200 ml de água por kWh consumido pelos equipamentos de TI. Experts identificaram diversas estratégias para a redução do consumo de água na refrigeração de data centers, incluindo:

  1. Coletar e analisar os dados sobre o uso da água: Implementar um amplo programa de gerenciamento que permita aos operadores do data center identificar o uso e o consumo da água, o que envolve medir a WUE.
  2. Ajustar os sistemas de refrigeração de acordo com as condições de temperatura e umidade:  Ao aumentar a temperatura e a umidade em um data center de acordo com a orientação da indústria, a quantidade de calor que precisa ser dissipado pelo processo evaporativo de refrigeração é reduzida. Isso possibilitará maior economia de energia e de água.
  3. Substituir os sistemas legados: Sistemas e tecnologias de refrigeração modernos são mais eficientes. Equipamentos mais antigos devem ser avaliados e modernizados para proporcionar infraestruturas mais eficientes.
  4. Usar sistemas de refrigeração que não necessitem de água: Explorar sistema de refrigeração que não necessitem de água, ou mudar para sistemas eficientes em relação ao uso da água. Especialistas estimam que sistemas de refrigeração sem água economizaram bilhões de litros de água por ano no mundo todo desde que foram lançados em 2013. Cada implementação economiza aproximadamente 30 milhões de litros de água por ano em comparação aos sistemas a base de água.

Associação Mexicana de Data Centers (MEXDC) identificou diversos benefícios que podem ser obtidos ao se fazer um bom uso da água nos data centers. Estes benefícios incluem economia no consumo de água e de energia, redução do risco de indisponibilidades e aumento na sustentabilidade geral do data center.

Desafios na Conservação de Água

Para atingir esses objetivos, é essencial medir a WUE em conjunto com a Eficácia no Uso da Energia (PUE) e a Eficácia no Uso de Carbono (CUE). Essas métricas facilitam a avaliação dos aspectos de sustentabilidade relativos à água, à energia e à pegada de carbono, facilitando o caminho para reduzir o consumo de água.

*Francisco Degelo é Business Development Manager para Data Centers na Vertiv América Latina