Vice-presidente da Educação Social da Fundação Dom Cabral, Ana Carolina de Almeida

Dia da Educação: chave para transformações e desenvolvimento sustentável

Notícias

Há mais de 47 anos desenvolvendo executivos, gestores públicos, empresários e organizações de diversos segmentos, a Fundação Dom Cabral (FDC) vai além de uma escola de negócios. Em 2023, ao formar líderes do setor público e privado, cerca de 50 mil pessoas passaram pela instituição. Por meio de MBA Executivo, Pós-Graduação, Graduação, programas de curta e média duração, além de cursos online, a Fundação Dom Cabral tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação e da capacitação de executivos, empresários e gestores públicos.

Sempre acompanhando as transformações globais, ao oferecer uma abordagem educacional diferenciada, o UNI(CO), a FDC cria experiências consistentes, combinando em sala de aula: inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação.

Educação Social

Em um contexto de grandes desafios sociais e desigualdades no Brasil, a Fundação Dom Cabral têm exercido também um papel fundamental por meio da Educação Social. Pilar estratégico que, junto com a Educação Executiva e Educação Acadêmica, contribui com o desenvolvimento sustentável por meio da educação e capacitação de executivos, empresários e gestores públicos. A área foi estruturada em 2020 para dar corpo e escala a ações que já existiam na FDC, como a oferta de bolsas. Os programas agem em quatro frentes: jovens, organizações da sociedade civil, empreendedores populares e bolsas de estudo. 

Para 2024, espera-se fortalecer as ações nos pilares da educação social e atuar em todas as regiões do Brasil. Para isso, há no horizonte a expansão da atuação em rede e aporte de tecnologia para alcançar escala e chegar aos grupos e pessoas que mais precisam.

As ações da área de Educação Social da Fundação Dom Cabral impactaram 22.524 pessoas em 2023. De 2022 a 2023, houve aumento em todos os públicos: 

  • foram capacitados 6 vezes mais jovens (2022: 92 | 2023: 608);
  • 3 vezes mais empreendedores (2022: 7.221 | 2023: 20.364);
  • crescimento de 80% no campo das organizações da sociedade civil atendidas (2022: 119 | 2023: 216); 
  • e crescimento de 10% nas bolsas concedidas (2022: 494 | 2023: 547). Em 2023, foram concedidas 547 bolsas de estudos em escolas parceiras e em programas próprios da FDC. Dos 86 bolsistas nos programas próprios da FDC, 90% se declararam como pretos ou pardos e 86% são mulheres.


O Pra>Frente Play, plataforma digital de educação empreendedora, registrou um aumento de 40% para 80% no acesso de mulheres, entre os anos de 2021 e 2023. No ano passado, dos 6.422 empreendedores que acessaram a plataforma, 5.077 eram mulheres.

Turma de capacitação do programa BASIS, da Fundação Dom Cabral, voltado ao terceiro setor

Lançado em 2020 pela Fundação Dom Cabral, o objetivo do Movimento Pra>Frente é gerar desenvolvimento econômico por meio da educação em Gestão e Empreendedorismo; capacitar e empoderar os empreendedores populares que muitas vezes enxergam seu negócio somente como “um bico”. O Pra>Frente Play é sua plataforma digital, com jornadas customizáveis de aprendizagem com vídeos, podcasts, quiz, e-books e atividades práticas, que combinam conteúdo e entretenimento.

A importância da equidade racial e de gênero na educação

A FDC pauta também a diversidade dentro da sala de aula, além dos programas de Bolsa de Estudo, a Instituição aumentou o número de professores que se declaram pretos e pardos de 82, em 2021, para 200, em fevereiro de 2024. Em linha com esse compromisso, o MBA Executivo também passou por revisão das ementas para valorizar a diversidade na produção científica: houve um aumento de 33,5% em bibliografias de autoria feminina e 42,2% nas de autoria negra. Uma nova disciplina de Diversidade, Equidade e Inclusão também foi incluída no currículo e as salas de aula do MBA receberam estudantes bolsistas, como parte do Programa de Bolsas de Estudos da FDC.

Capacitações e Graduações

Pensando no desenvolvimento de líderes, a FDC possui diferentes programas de capacitação para aprimoramento de competências, como os cursos Liderança de Impacto e Liderança Transformadora, programas de curta duração que oferecem as ferramentas necessárias para liderar em um mercado que exige constante aprimoramento de habilidades e competências. Além disso, a FDC também possui o Trekker, uma solução de aprendizagem para profissionais em busca de alcançar um novo patamar na carreira ou para organizações que necessitam desenvolver novas competências em seus executivos. O MBA Executivo da Fundação Dom Cabral também ajuda a projetar a carreira dos executivos, números recentes apontam que 85% dos participantes tiveram ascensão profissional e 40% estão em cargo de Diretoria. Atualmente, a Fundação Dom Cabral anunciou a inclusão do “Intraempreendedorismo Social” no MBA, uma disciplina que tem como objetivo capacitar os participantes para desenvolverem e implementarem projetos que integrem propósito pessoal, em termos de resolução de problemas socioambientais, com objetivos organizacionais. Além de serem positivas para o negócio, auxiliam no avanço da agenda ESG da empresa.

Em 2024, a FDC iniciou também o primeiro curso de Graduação, ampliando ainda mais as possibilidades para o desenvolvimento da educação no país. Desenvolvida em parceria com as empresas para que a pessoa recém-formada chegue ao mercado mais preparada. Com base em uma matriz curricular inovadora, a Graduação em Administração é fundamentada em dois eixos: Organizações, construído a partir do ciclo de vida das organizações, e Mundo e Sociedade, aborda o desenvolvimento de competências e conhecimentos relacionados aos desafios emergentes. O curso oferece experiências diferenciadas, que proporcionam uma imersão real no mercado de trabalho, além de laboratórios práticos e desafios propostos por empresas de verdade.

Foto de capa: Vice-presidente da Educação Social da Fundação Dom Cabral, Ana Carolina de Almeida