A Ipiranga, presente na jornada de mobilidade de milhões de brasileiros há 86 anos, tem na diversidade um dos temas principais da sua estratégia ESG e cultura. O resultado é que a empresa atingiu 44% de equidade de gênero e de etnia nos cargos de gerência e alta liderança, e tem como meta de cultura inclusiva e diversidade atingir 50% de equidade de gênero e etnia na liderança. Esses dados fazem parte do Relatório de Sustentabilidade Ipiranga 2023, disponível no site da empresa.
Além disso, a empresa destaca também que beneficiou mais de 1 milhão de pessoas, de forma direta e indireta, por meio de 24 projetos próprios e incentivados (nove a mais que no ano anterior), ampliando o impacto positivo nas comunidades do entorno de suas operações. Os projetos têm como objetivo o desenvolvimento local por meio de projetos para promoção de educação e da geração de renda.
“Estamos trabalhando com muito empenho, cuidado e em ações e decisões que envolvem todos na empresa. Ainda temos muito a evoluir, mas nosso relatório traz um recorte muito expressivo do nosso compromisso e dos resultados já colhidos, o que nos deixa felizes e ainda mais motivados”, conta Luciana Domagala, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade.
Se por um lado a diversidade e equidade de gênero são uma prioridade – 37,5% da vice-presidência, atualmente, são mulheres – a empresa segue atenta a transição energética: em 2023, a empresa respondeu por 16,5% do volume total de etanol comercializado no Brasil, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A Ipiranga também foi a primeira a oferecer o diesel R5 aditivado ao mercado B2B: a estimativa é que cada 8,7 mil litros do