Vakinha lança amplificadora de impacto para impulsionar o crescimento de negócios e iniciativas sociais

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Com o objetivo de estimular o empreendedorismo social, o Vakinha, maior plataforma de doações online da América Latina, lança uma amplificadora de impacto para impulsionar o crescimento de negócios de impacto que resolvem os problemas mais urgentes do mundo. Nomeada como Celeiro, a iniciativa tem como objetivo potencializar a atuação de iniciativas de impacto focadas em cinco temas: alimentos/água; dignidade; educação; meio ambiente/energia e saúde.  

Assim, as empresas participantes poderão contar com capital financeiro, por meio de aportes de até R$ 100 mil para que elas consigam ganhar tração e alcançar os objetivos. Além disso, haverá mentores e profissionais renomados que compartilharão as principais experiências e conhecimentos, a fim de garantir maior aplicabilidade para o negócio. De base própria, a plataforma terá, aproximadamente, 12 milhões de pessoas interessadas em doar para causas sociais. 

“Queremos reunir boas iniciativas para estimular e amplificar causas que transformem a vida das pessoas e, sobretudo, resolvam problemas mais críticos da sociedade. Nosso intuito é criar um ecossistema do bem, onde as pessoas possam se ajudar mutuamente gerando assim um ciclo positivo na vida de cada indivíduo”, afirma Luiz Felipe Gheller, CEO e fundador do Vakinha. 

A primeira empresa que se beneficiará desse projeto será a startup na Porta, uma logtech de impacto que tem o propósito de viabilizar a entrega de compras online feitas por moradores de comunidades e regiões com restrição.

Isso porque, atualmente, 20% da população brasileira está fora do mapa dos serviços de entrega, ou seja, grande parcela do país não tem acesso a serviços e bens de consumo em seus endereços, pois não possuem um CEP. Enquanto isso, existem cerca de sete mil comunidades espalhadas pelo Brasil e os moradores dessas regiões precisam atravessá-la para encontrar uma transportadora. Ou até mesmo, ir em uma agência dos Correios para assim retirar a encomenda, buscar alimentos e demais correspondências. 

Diante deste problema, a startup, por meio da tecnologia tem levado o acesso e conveniência, realizando entregas que não chegavam nesses locais e, logo, inserindo as comunidades no mapa logístico. A partir da solução chamada CEP Digital, a startup possibilita que todas as residências de uma comunidade tenham localidade no mapa. Desde sua fundação, mais de 50 mil consumidores foram impactados. Hoje, a operação logística inclui mais de 40 localizações, entre Rio de Janeiro e São Paulo, por meio de seis bases operacionais. 

“Pensando nesse cenário e no impacto que a startup vai gerar na sociedade como um todo, o Vakinha pretende, a partir do Celeiro, mapear 10 mil casas e gerar 10 mil CEPs digitais, além de emprego e renda para mais de 30 mapeadores, entregadores e líderes operacionais das comunidades. Ademais, impactará 40 mil pessoas a mais que moram nessas regiões. Nosso objetivo é arrecadar R$ 100 mil e estamos muito otimistas que vamos conseguir alcançar essa meta e estender a atuação da startup”, finaliza Gheller.