Respeito e Cuidado com o Meio Ambiente são valores da Cultura Aura 360 e pilares da atuação da Aura Minerals. Colocando em prática estes princípios, a mineradora registrou 92% de reuso de água nas operações em 2023. O recurso hídrico também foi o foco do projeto “Água limpa, comunidades saudáveis”, realizado na operação de Minosa, em Honduras – iniciativa que garantiu que as comunidades de San Miguel, Palania e Carrizal tivessem acesso à água potável.
Este ano, além de ingressar no Pacto Global da ONU, reafirmando o compromisso com a causa socioambiental, a empresa também engajou colaboradores e parceiros em diversas atividades dentro desta agenda. Nas operações nos estados do Mato Grosso e Rio Grande do Norte, e em Minosa a Aura criou viveiros de mudas de espécies nativas dos ecossistemas locais, e já está implementando o viveiro em sua unidade do Tocantins. As plantas são utilizadas pela mineradora em ações de reflorestamento, doações para as comunidades, além de ações de educação ambiental.
Em Apoena, no Mato Grosso, a Aura distribuiu copos sustentáveis para redução de resíduo plástico de descartáveis, realizou palestras internas e doou mudas aos colaboradores. A operação também destinou plantas para a Escola Estadual Militar de Pontes e Lacerda e realizou uma ação de plantio dentro da unidade, com mudas nativas e frutíferas. Por outro lado, em Borborema, localizada no Rio Grande do Norte, conduziu palestras abordando temas de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente internamente.
“Na Aura Minerals, somos guiados pela responsabilidade com o meio ambiente. Assim, desenvolvemos projetos para deixar um legado positivo nas regiões onde atuamos investindo em ações que beneficiam a nossa sociedade e agregam valor à nossa jornada em favor da agenda ambiental”, explicou Fábio Uchoa, Gerente Corporativo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Aura Minerals.