Com o objetivo de desenvolver a sociobioeconomia na região Pan-Amazônica e gerar oportunidades de renda para as famílias envolvidas em negócios comunitários, por meio da criação de redes, esforços de capacitação, desenvolvimento de soluções financeiras, tecnológicas e comerciais inovadoras, o Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) lança o AmazonBeEco, um projeto inédito que vai impulsionar 100 negócios comunitários em seis países: Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. O projeto será lançado, oficialmente, no próximo dia 28, no Equador.
Com previsão de investimento de US$7 milhões e execução durante quatro anos, a iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso a crédito, mercados e promover soluções técnicas e tecnológicas adaptadas às realidades locais. A expectativa é de que o projeto alcance 400.000 hectares de manejo sustentável a partir da atuação de organizações parceiras nos países envolvidos, com impacto positivo na vida de 8.000 famílias e 30% de aumento da renda anual dos negócios comunitários ao final do projeto. A iniciativa que tem a Conexsus como executora e sua unidade nos Estados Unidos, como co-executora, conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Verde para o Clima (GCF).
O projeto irá contar com três componentes voltados para o desenvolvimento de um ambiente favorável, cujo objetivo é mobilizar organizações e recursos na criação de uma rede Pan-Amazônica de organizações que apoiem ativamente os negócios comunitários e sejam capazes de mobilizar cofinanciamento adicional, o apoio à competitividade, a partir do qual os negócios contarão com uma assistência técnica, para aprimorar a maturidade dos negócios em relação ao modelo operacional, inovação e acesso a mercados, além de acesso ao financiamento para negócios comunitários, seja por meio de instrumentos públicos e privados já existentes ou pela criação de novos, apoiando o acesso ao crédito. “Nós da Fundação Aliados celebramos essa aliança panamazônica como uma oportunidade importante para impulsionar negócios sustentáveis que unem desenvolvimento econômico e conservação na Amazônia. O AmazonBeEco cria um ambiente único para trocar experiências e unir esforços em uma forte aliança regional que está mudando a forma de fazer negócios na região”, disse Wain Collen, CEO da Fundación Aliados, organização implementadora do projeto no Equador.
Para Fabíola Zerbini, diretora executiva da Conexsus, “O AmazonBeEco é um marco inédito na construção de uma agenda comum pela ativação de ecossistemas da sociobioeconomia da Pan-Amazônia. Pela primeira vez, seis organizações de seis países amazônicos se articulam de forma coordenada para fortalecer cadeias econômicas sustentáveis. Essa aliança é ao mesmo tempo um gesto político e técnico de integração regional — e uma afirmação de que a cooperação entre territórios e saberes é o caminho para soluções reais e duradouras. Assumir a coordenação regional desse projeto é uma responsabilidade que acolhemos com entusiasmo e compromisso. Vamos colocar nossa experiência e coração a serviço de uma nova escala de impacto, nossos sócios em cada país garantirão soluções locais em um esforço coletivo e visionário para responder aos desafios da floresta e das comunidades que a mantêm viva.”