A Echoenergia, empresa do Grupo Equatorial referência em soluções energéticas, fechou parceria com a Fundação Iberê para fornecimento de energia renovável até dezembro de 2028. A parceria garante o consumo de 50,4 MWh, por dia, ao longo do período, o equivalente ao abastecimento de cerca de 335 residências médias no Brasil.
No mercado livre de energia, os consumidores podem contratar diretamente seus fornecedores, escolher fontes renováveis e negociar condições mais vantajosas. Com o acordo, a Fundação passou a consumir energia 100% renovável, sem necessidade de investimentos em infraestrutura ou instalação de placas solares.
Para Hélio Rafael, diretor de Vendas da Echoenergia, a parceria mostra como o mercado livre pode impulsionar a transição energética também no setor cultural. “Assim como a arte de Iberê Camargo nos convida a enxergar o mundo com mais profundidade e responsabilidade, a busca por fontes de energia renovável nos convoca a repensar nosso modo de viver e produzir com compromisso ético, cultural e ambiental com o futuro”, afirma.
A gerente de Administração da Fundação Iberê, Luciane Zwetsch, disse que o mercado livre se mostrou uma solução economicamente mais vantajosa. “Avaliamos a possibilidade de instalar painéis solares, mas o custo era elevado e demandaria um grande terreno. Com o mercado livre, encontramos uma solução mais viável e sustentável”, afirmou.
A Fundação Iberê, criada em 1995, em Porto Alegre-RS, abriga há décadas cerca de 6 mil obras do artista Iberê Camargo, além de receber diversas exposições de outros artistas.