Curso inédito na América Latina “Introdução à Sustentabilidade no Esporte” é lançado para alunos da Fatec/Etec de Esportes – SP

Práticas

Iniciativa inédita promove a integração entre práticas de sustentabilidade e gestão esportiva, preparando profissionais para os desafios do futuro do setor

O curso “Introdução à Sustentabilidade no Esporte” acaba de ser lançado para os alunos da Fatec e da Etec de Esportes de São Paulo, em um convênio entre a Fundação Tellescom, o Centro Paula Souza (CPS) e parceiros estratégicos como a NextGen Learning e SSTUDIO Marketing & Entertainment. A iniciativa é pioneira: trata-se do primeiro curso de Sustentabilidade voltado ao esporte direcionado a jovens profissionais de que se tem notícia na América Latina e nos Estados Unidos.

Com mais de 45 horas de conteúdo, o programa combina aulas online com especialistas, fóruns de discussão e um projeto prático, no qual os estudantes desenvolvem propostas de sustentabilidade aplicadas ao setor esportivo. Para Américo Mattar, presidente da Fundação Tellescom, apoiar a criação desse curso é “investir em agentes de transformação para toda a sociedade, unindo educação e esporte em torno da sustentabilidade”.

O processo de desenvolvimento do curso começou em 2023, a partir de uma conversa entre professores da Fatec e Ricardo Silva, experiente profissional em marketing esportivo, que apresentou o projeto ao Grupo Tellescom/Fundação Tellescom.

Segundo Junio Crema, assistente técnico responsável pelas parcerias da Fatec de Esportes, a motivação foi trazer para os alunos um conteúdo atual e inovador: “O esporte é um campo fértil para aplicar os conceitos de ESG de forma prática. Acreditamos que os estudantes poderão enxergar novas oportunidades de carreira a partir dessa vivência”.

A proposta foi validada pelo Centro Paula Souza, responsável por coordenar as Fatecs e Etecs, como também, responsável pelos convênios e parcerias institucionais. A professora Angela dos Santos, coordenadora do curso de Gestão Desportiva e de Lazer da Fatec de Esportes – CPS, reforça a importância da iniciativa: “Esse curso está alinhado à nossa missão de preparar jovens profissionais para os desafios do mercado, conectando educação, inovação e sustentabilidade”.

A participação da Etec de Esportes como convidada ampliou o alcance da formação, permitindo que estudantes de nível técnico também se beneficiassem da experiência. Um diferencial na formação dos jovens, que terão contato com um tema pouco explorado no esporte e altamente valorizado pelo mercado.

A infraestrutura digital e pedagógica foi desenvolvida pela NextGen Learning, responsável por transformar o conteúdo em uma jornada de aprendizado envolvente. A empresa cuidou de toda a arquitetura da trilha educacional, desde o roteiro das aulas e storyboards até o design instrucional e produção multimídia.

“Nosso papel foi ir além da tecnologia, criando uma experiência acessível, interativa e significativa. Cada módulo foi pensado para gerar engajamento e traduzir o tema ESG em práticas reais”, explica o CEO da NextGen Learning, Luiz Castanha.

A equipe também foi responsável pela gestão da plataforma LMS, implementação dos recursos interativos H5P, testes de compatibilidade e rastreamento SCORM, além da integração de vídeos, quizzes e materiais complementares. O resultado é um ambiente digital que combina tecnologia educacional e narrativa — com mais de 140 objetos de aprendizagem interativos, videoaulas e a participação de referências globais do esporte, como o medalhista paralímpico Yohansson Nascimento e a jovem líder do Comitê Olímpico Internacional Laher Gala.

O conteúdo ainda reúne depoimentos e cases de entidades esportivas, empresas e organizações como a WSL, NBB Caixa, YouTube, Hang Loose, Invest Favela, ABCD, Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e especialistas em integridade esportiva, infraestrutura e governança.
Segundo Ricardo Silva, idealizador do projeto em conjunto com a Fundação Tellescom, a proposta, além de ensinar, é formar líderes conscientes, capazes de transformar o esporte em legado real.

“O esporte tem um poder extraordinário de mobilizar pessoas. Quando capacitamos gestores com base em ESG, estamos preparando profissionais que não apenas entendem sustentabilidade — mas que têm coragem de agir, de transformar o setor e de combater o greenwashing com resultados concretos. ”

Ao final do curso, além da certificação, os alunos participarão de uma visita técnica ao Allianz Parque, onde poderão ver de perto práticas sustentáveis aplicadas nas modernas arenas.

“Essa é a primeira versão do Curso de Introdução à Sustentabilidade no Esporte. A proposta é expandir o projeto para outras instituições que tenham interesse em adotar o programa”, afirma Luiz Castanha.