No dia 5 de junho, o mundo celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente — um momento de reflexão e ação em prol de um futuro mais sustentável. No Grupo SBF, que reúne marcas como Centauro, Fisia (distribuidora oficial da Nike no Brasil), NWB, X3M, FitDance e OneFan, esse cuidado é colocado em prática diariamente por meio de ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“Estamos conectados ao esporte e à prática esportiva. Assim como o esporte promove saúde, bem-estar e equilíbrio, acreditamos que nossas operações também precisam refletir esse compromisso, adotando práticas que preservem os espaços, as pessoas e o meio ambiente. Por isso, entendemos nosso papel e nossa responsabilidade na preservação do planeta. É uma jornada contínua, em busca de uma operação cada vez mais consciente e sustentável”, destaca Daniel Siqueira, Vice Presidente de Gente, Jurídico e Compliance no Grupo SBF.
Avanços em energia e eficiência
Desde 2022, o Grupo vem priorizando o uso de energia limpa por meio da compra de certificados I-REC e da atuação no Mercado Livre de Energia (Ambiente de Contratação Livre – ACL). Essa estratégia resultou em uma economia acumulada de R$ 12,4 milhões e reduziu em 19% os custos com energia elétrica — reforçando a busca por um modelo de operação mais sustentável.
Logística reversa e impacto social
Outro pilar importante é a logística reversa, que dá novo destino a itens que poderiam ser descartados. Em 2024, mais de 394 mil produtos foram corretamente destinados, reaproveitados ou doados. Grande parte dessas doações chega a ONGs parceiras do programa de responsabilidade social Transforma, que utiliza o esporte como ferramenta de inclusão.
Resíduos tratados com inovação
No Centro de Distribuição em Extrema (MG), o Grupo implementou um biodigestor para o tratamento de resíduos orgânicos, minimizando impactos ambientais e promovendo uma gestão mais eficiente dos resíduos da operação.