No mês em que a BeFly celebra seus três anos de existência, a empresa anuncia um marco importante: o lançamento de seu primeiro relatório de sustentabilidade, referente ao ano de 2023. Baseado nos princípios de ESG (Environmental, Social, and Governance), o documento destaca o compromisso da BeFly em implementar práticas que beneficiam o meio ambiente, impulsionam o desenvolvimento social e garantem uma governança corporativa sólida e ética.
“A sustentabilidade está no DNA da BeFly e buscamos constantemente nos aprimorar. O lançamento deste relatório reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, principalmente no setor de turismo, que ainda tem muito a avançar em relação às práticas de ESG”, comenta Renata Maluf, Diretora de Marketing e ESG da BeFly.
Durante 2023, a BeFly fortaleceu políticas internas para garantir a conformidade de suas atividades com legislações e normativas do setor. Transparência, ética e integridade foram pilares fundamentais, garantindo que mantenha elevados padrões de governança. Além disso, investiu em campanhas e projetos voltados para o desenvolvimento social, beneficiando colaboradores e as comunidades do entorno da empresa. Uma das conquistas foi a certificação ISO. A empresa foi auditada e certificada pela Bureau Veritas, credenciados pelo Serviço de Acreditação do Reino Unido (UKAS) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (InMetro), no Brasil.
No quesito ambiental, a BeFly se comprometeu e neutralizou suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), além de implementar rigorosas medidas para a gestão sustentável de água, energia elétrica e resíduos. “Nosso objetivo é reduzir o impacto ambiental das nossas operações, contribuindo para um futuro mais verde e sustentável. Além de diminuir a geração de gases poluentes no mundo e reduzir, ano após ano, as consequências negativas para o meio ambiente.”, afirmou Maluf.
No eixo social, os esforços foram focados no desenvolvimento de pessoas. Através de projetos internos que foram pensados para dar oportunidades de crescimento pessoal e profissional aos colaboradores, bem como promover qualidade de vida e bem-estar físico e mental.
Em questões de governança, o objetivo da BeFly foi assegurar a conformidade com leis nacionais e normativas existentes no segmento de turismo e para atividades corporativas. A empresa buscou criar políticas e códigos que auxiliassem na criação de um ambiente justo, igualitário e saudável para todos os colaboradores.
Como signatária do Pacto Global da ONU, a BeFly reforça seu engajamento com metas globais de sustentabilidade. Aderiu a importantes iniciativas do Pacto Global, como o Movimento Ambição Net Zero, focado na neutralização das emissões de gases de efeito estufa; o Mente em Foco, voltado para a saúde mental dos colaboradores; e o Elas Lideram, que busca promover a equidade de gênero, colocando mais mulheres em posições de liderança. Também está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que fazem parte da Agenda 2030, que visam impulsionar o desenvolvimento social, ambiental e de governança nas empresas signatárias.
O relatório foi elaborado em parceria com a Great People ESG, utilizando a metodologia SASB (Sustainability Accounting Standards Board), reconhecida internacionalmente por sua clareza e objetividade. A BeFly reforça seu compromisso com a transparência e a melhoria contínua, permitindo que suas práticas sejam comparáveis a outras empresas do setor.
O lançamento é um marco que consolida a BeFly como um agente de mudança no setor de turismo, servindo de exemplo para empresas que buscam alinhar crescimento econômico com responsabilidade social e ambiental.