Fundado em 2021, o Movimento Todos à Mesa é a primeira coalizão de empresas dedicada à redução do desperdício de alimentos no Brasil. Com foco no fortalecimento de redes de redistribuição, na criação de um ambiente regulatório favorável para a doação de alimentos e na conscientização sobre o tema, as empresas membros do Movimento já redistribuíram mais de 20 mil toneladas de alimentos, impactando mais de 5,4 milhões de pessoas.
De acordo com um estudo recente divulgado pelo Movimento, a insegurança alimentar afeta cerca de 10% da população brasileira, um problema que poderia ser mitigado com a ampliação da redistribuição de alimentos. Atualmente, as doações representam apenas 1% do total de alimentos desperdiçados no Brasil – equivalente a 200 mil toneladas de alimentos por ano.
No Brasil, já existe um ecossistema de redistribuição que envolve doadores, operadores, bancos de alimentos, facilitadores e reguladores, permitindo o reaproveitamento de alimentos para consumo. No entanto, para aumentar o volume de doações, é fundamental aprimorar e expandir essa rede de redistribuição em três frentes principais: melhorar a produtividade dos operadores atuais, criar novos bancos de alimentos e associações para facilitar a distribuição e adotar uma abordagem mais pulverizada através da distribuição direta.
Com objetivo de reverter esse cenário, o Movimento promove boas práticas que visam não apenas reduzir o desperdício, mas também combater a fome no país, destacando a redistribuição de alimentos como uma medida essencial na luta contra a insegurança alimentar. Hoje, o Movimento conta com mais de 25 empresas membros em todo o país, com o cofinanciamento do iFood, Pepsico, Bauducco, Unilever, Nestlé e Assaí Atacadista. Os participantes fazem parte do ecossistema de alimentos do país, com representantes da indústria, varejo e food delivery.