A Unisys (NYSE: UIS) anuncia a publicação de seu Relatório de Sustentabilidade de 2022, detalhando o progresso feito no ano passado para atingir as metas ambientais, sociais e de governança (ESG) da organização. Desde o lançamento de seu primeiro relatório de sustentabilidade corporativa em 1994, a Unisys continua a promover inovações não apenas para a empresa, mas também para seus clientes. O relatório deste ano não é exceção.
“Desde a diversidade de nossa equipe, de colaboradores até o conselho de diretores, bem como cumprindo nossos compromissos ambientais de longo prazo, estou orgulhoso de nosso progresso – mas reconheço que há mais trabalho a fazer”, disse Peter Altabef, Chair e CEO da Unisys.
Ações climáticas como prioridade de negócios
Em 2022, a Unisys estabeleceu uma nova meta para zerar emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE) para fontes de Escopo 1 (direto) e Escopo 2 (indireto) até 2030. Além disso, a empresa alcançou sua meta traçada para 2026 para reduzir emissões de GEE do Escopo 1 e o Escopo 2 em 75%, cinco anos antes do previsto.
A Unisys continua a impulsionar a excelência na minimização de sua pegada ambiental, desde colaboradores até o nível corporativo. O sucesso desses esforços até o momento é um testemunho da empresa e de sua equipe de liderança em tornar a ação climática uma prioridade de negócios.
As principais realizações incluem:
- Redução das emissões de CO2 e de viagens aéreas a negócios em 19% desde 2019 e viagens de carro a negócios em 57% durante o mesmo período.
- Redução do consumo de energia globalmente em 38% de 2019 a 2022.
- Redução da sua pegada global imobiliária em 16% nos últimos quatro anos.
- Coleta de 90,7 toneladas de eletrônicos obsoletos em 2022 e reciclagem desses dispositivos com parceiros.
Compromisso com uma cultura inclusiva e engajada
O Relatório de Sustentabilidade 2022 destaca o compromisso da organização com a diversidade, equidade e inclusão (DEI). Uma área de progresso é o crescimento da porcentagem de mulheres tanto no quadro geral de colaboradores quanto em posições de liderança:
- As mulheres ocuparam 49% dos cargos de liderança da companhia nos EUA em 2022, contra 42% em 2021.
- Mulheres em posições de liderança global totalizaram 43% em 2022, acima dos 38% em 2021.
- Funcionários dos EUA que pertencem a grupos étnicos sub-representados (UREGs) cresceram de 27% em 2021 para 31% em 2022.
Em 2022, a Unisys lançou o treinamento obrigatório de DEI para todos os colaboradores para garantir que a DEI esteja inserida em todos os níveis da empresa. Além disso, todos os líderes seniores da Unisys participam do workshop “Liderança Inclusiva”, que os ajuda a entender e mitigar preconceitos inconscientes. O impacto desses esforços é demonstrado no Unisys DEI Index, uma pesquisa anual com seus colaboradores para avaliar as perspectivas dos esforços de DEI em toda a organização.
Em 2022, os principais resultados incluem:
- 80% dos colaboradores se sentem confortáveis sendo eles mesmos no trabalho.
- 77% dos colaboradores entrevistados globalmente acreditam que todos na Unisys, independentemente do histórico, têm oportunidades iguais de sucesso na empresa.
- 70% viram suas experiências na Unisys relacionadas a DEI de forma positiva.
- 70% sentem um forte sentimento de pertencimento à Unisys.
Uma cultura de valores que vem do topo
Do ponto de vista da governança, a Unisys continua a impulsionar uma cultura baseada em valores, que se reflete na liderança da empresa. Em 2022, mais da metade (sete) de seus 12 membros do conselho de administração eram mulheres ou pertenciam a grupos etnicamente diversos.
Além disso, a equipe de liderança da empresa se comprometeu a desenvolver relacionamentos com fornecedores e parceiros que tenham políticas e/ou programas ESG com ideias semelhantes, pedindo à sua rede de 6.000 fornecedores que se alinhe com os valores da empresa descritos no Código de Conduta Empresarial de Parceiros Comerciais da Unisys. O compromisso dos parceiros da Unisys com as metas ESG da empresa promove o progresso na construção de uma organização sustentável para todo o seu ecossistema.
“Os programas e políticas pelos quais vivemos todos os dias criam uma melhor experiência para os funcionários e permitem que nosso pessoal atenda melhor a nossos clientes e tenha um impacto positivo em nossas comunidades”, disse Claudius O. Sokenu, vice-presidente jurídico global e chief administrative officer. “Os sucessos do ano passado e nossa determinação em liderar em ESG tornam o mundo um lugar melhor.”
Clique aqui para ter acesso ao relatório completo.