Instituto Terra realiza plantio para proteger nascente do Rio São José em Mantenópolis com apoio da Fundação Príncipe Albert II de Mônaco

Notícias Práticas

O Rio São José não é apenas uma fonte de água, é parte da história e da vida do povo. Ele tem sido, por gerações, o elo que une os moradores com a natureza ao redor. Mas, como muitos rios, o São José também enfrenta desafios – em particular a degradação ambiental em sua cabeceira e ao longo do seu curso. Através deste gesto de amor e respeito ao rio e à cidade, a ideia foi pensada além da recuperação, mas também como uma celebração da vida, da união e da esperança de que, juntos, podemos restaurar o equilíbrio da natureza e garantir que o rio continue a fluir por muitas gerações.

Sendo assim o Instituto Terra em parceria com a Fundação Príncipe Albert II de Mônaco desenvolveu o programa “Olhos D’Água” na Bacia do Rio Manhuaçu que tem por objetivo além de revitalizar nascentes em propriedades rurais que já secaram ou estão em processo de degradação, fornecer consultoria técnica, insumos e mudas nativas para a preservação ambiental e recuperação hídrica aos produtores.

Dando continuidade ao projeto, no início deste mês a Prefeitura de Mantenópolis realizou uma importante ação de plantio de árvores nativas nas margens do Rio São José, como parte do programa de proteção e recuperação destas nascentes. A iniciativa contou com a participação do Secretário de Meio Ambiente, Weverton Paizante, do Secretário de Agricultura, Alonso Pinheiro Netto, de outros colaboradores municipais e do Gerente de Projetos do Instituto Terra, Gilson Gomes e Jonas Lima, que coordenaram todas as atividades de plantio.

O plantio de árvores nativas nas proximidades da nascente do Rio São José é uma medida fundamental para garantir a proteção do solo contra a erosão, evita o assoreamento e melhora a infiltração de água no lençol freático. Além disso, a presença de vegetação favorece a umidade do solo, reduz a evaporação e contribui para a estabilidade do microclima local.
Essas ações reforçam o comprometimento de Mantenópolis e do Instituto com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais, garantindo qualidade de vida para as futuras gerações, restabelecendo os habitats naturais.

“Nosso compromisso com a recuperação de nascentes vai além da restauração ambiental – trata-se de garantir acesso à água limpa e conservar ecossistemas essenciais para as próximas gerações. O foco está nas pessoas, pois elas serão capazes de mudar o quadro de degradação de nossa região. Cada nascente protegida é um passo importante para a segurança hídrica e a preservação da biodiversidade em nossa região”, comenta Gilson Gomes, gerente de projetos do Instituto Terra.