Como as empresas estão inovando em soluções sustentáveis

Notícias

O Brasil está na 38ª posição no índice que mede quanto cada país tem investido em energias renováveis, inovação tecnológica e políticas públicas para a sustentabilidade, com objetivo de obter uma agricultura, sociedade e indústria mais verdes. É o que aponta a terceira edição do Green Future Index, publicação do Massachusetts Institute of Technology, divulgada em abril deste ano, que analisou a capacidade de 76 países de desenvolver futuros sustentáveis e de baixo carbono. 

Esse relatório é reflexo de uma mobilização mundial que tem buscado alternativas mais limpas para seus negócios. Nos últimos anos, pudemos acompanhar diversos setores apostando em ações de ESG e sustentabilidade, promovendo a conscientização sobre os aspectos ambientais, sociais e de governança. Abaixo, confira algumas empresas que estão inovando em soluções em prol do meio ambiente e gerado um impacto positivo com clientes, parceiros e mercado de atuação: 

Indústria têxtil

A Texneo, uma das principais indústrias têxteis da América Latina, com foco na produção de malhas em rolos para os segmentos sportswear, beachwear e underwear, tem em seu DNA sustentabilidade, inovações e olhar humano para desenvolver seus produtos e ampliar seu atendimento. Dentre os lançamentos, estão, malhas 100% recicladas e fios altamente tecnológicos, como por exemplo,  composto por nanopartículas de biocerâmica.

Outra empresa do setor têxtil que vem crescendo é a  Run More, referência de moda feminina esportiva e beachwear. Reconhecida pela qualidade e modelagem de suas peças, a marca atua com foco em ESG em suas coleções, processos de produção e relacionamento com colaboradores e sociedade. Recentemente, a empresa realizou um investimento de R$ 5 milhões em tecnologia de estamparia sustentável Atlas Max, da Kornit Digital, importada de Israel, que promete revolucionar a sustentabilidade no setor. 

Indústria Gráfica

Fundada em 2012, a Printi é uma gráfica online voltada para descomplicar o acesso de micro e pequenas empresas a materiais gráficos de qualidade e com preço justo. Controlada pelo grupo global Cimpress, desde 2020, a empresa é membro da ABF (Associação Brasileira de Franchising), além de ser pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil. Também possui um e-commerce 24 horas por dia e um portfólio com linha de produtos sustentáveis como marmita hermética, copos em fibra de bambu, ecobags, caderneta ecológica, embalagem para entregas via correio em reciclato, entre outros.  A empresa, que cresceu 86% nos últimos dois anos,  já  entregou mais de 3 milhões de pedidos e possui parcerias com Air Liquide, Loft, Casa de Bolos, Sumup, Sebrae, Live University, Porto Seguro, Claro (WIP) e Beep Saúde.

Construção civil 

No setor de construção civil, temos a GaussFleet, maior plataforma de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas e construtoras, que aposta em questões sustentáveis no dia a dia com os seus clientes. Exemplo disso está na otimização de utilização das máquinas para redução de emissões de CO2, uso de veículos elétricos ou movidos a gás natural renovável para entregas, entre outros importantes pontos. 

Além da Noah, startup que oferece soluções tecnológicas para a construção civil a partir da madeira engenheirada. Com o propósito de transformar o mercado de construção civil no Brasil, além de aproximar as pessoas dos benefícios e do bem-estar proporcionados pela madeira engenheirada, a Noah promove vantagens sustentáveis para todo o ecossistema do negócio de maneira inovadora e inédita no país. Por meio da técnica construtiva, o canteiro de obras ganha previsibilidade, resistência, leveza, precisão, sustentabilidade e, sobretudo, velocidade, ao passo que as peças são pré-fabricadas e oferecem um período de construção bastante otimizado.

Automobilístico

Com um histórico de mais de 170 anos, a Corning é uma das líderes mundiais em inovação da ciência de materiais e atua no setor automobilístico, assim como também nas áreas de comunicações ópticas, eletrônicos móveis de consumo, tecnologias para displays e ciências da vida. A companhia desenvolve um sistema de tratamento cerâmico para carros que faz com que não sejam jogadas partículas de carbono não queimadas no meio ambiente. Assim, a inovação contribui com a não poluição do ar.   

Imobiliário
A Vila 11 é uma empresa brasileira referência em empreendimentos multifamily que desenvolve, administra e opera residenciais para locação em regiões estratégicas de São Paulo. Aderindo ao movimento sustentável e incentivando inquilinos, possui prédios multifamily com carregador para carros elétricos, bicicletário, sistema de reutilização de águas pluviais, célula fotoelétrica nos espaços externos, iluminação eficiente em LED e coleta seletiva.                                            

Indústria Alimentícia

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), cerca de um terço de todos os alimentos produzidos para consumo humano é jogado no lixo anualmente. Esse problema ocupa o 3° lugar entre as maiores causas do aquecimento global. A  foodtech de impacto Restin, graduada no InovAtiva de Impacto, nasceu com o objetivo de reduzir o desperdício de alimentos da indústria, focando em proteínas, estocáveis, queijos e derivados. Para isso, ela oferece produtos que estão próximos da validade para o Food Service (restaurantes comerciais, industriais, lanchonetes, bares, buffets, etc). Assim, ela consegue gerar rentabilidade para a indústria, economia para o food service na compra de insumos e combate ao desperdício de alimentos.