Campanha “Reuse – o descarte correto é só o começo” entra em nova fase para coleta gratuita e reciclagem de geladeiras em âmbito nacional e regional

Notícias Práticas

A Dow, em parceria com a Panasonic e o Instituto Akatu, iniciou uma nova fase da campanha para circularidade de geladeiras no Brasil: “Reuse – o descarte correto é só o começo”. A ação, que terá iniciativas de âmbito nacional e regional, tem como objetivo apoiar a coleta seletiva por meio de sensibilização e mobilização da população para o descarte adequado desse eletrodoméstico de grande porte, garantindo a destinação e a reciclagem correta dessa classe de resíduos.  

 O desenvolvimento da campanha “Reuse – o descarte correto é só o começo” está alinhado à estratégia global e regional da Dow na instituição de ações voltadas para questões sociais e de sustentabilidade. Por meio da campanha, a companhia quer garantir que a espuma de poliuretano, uma das soluções produzidas pela empresa e utilizadas em aplicações como colchões, móveis estofados e sistemas de refrigeração, assim como os demais materiais que compõem geladeiras, sejam reaproveitados em um novo ciclo de produção.

Como descartar geladeiras corretamente

Os consumidores poderão solicitar a retirada e descarte correto de qualquer geladeira, em qualquer localidade de âmbito nacional e regional, de forma gratuita, por meio de agendamento pelo site bit.ly/campanhareuse.

Os inscritos na campanha que solicitarem a coleta de sua geladeira antiga também receberão 20% de desconto para aquisição de um novo modelo da Panasonic, exclusivamente no site oficial da marca. A maioria das geladeiras Panasonic está na mais alta classificação de economia de energia do Inmetro, A+++, e, a depender do modelo, chegam a economizar mais de 43% de energia. O desconto poderá ser utilizado em até 30 dias após o recebimento do voucher.

Parceiros da campanha “Reuse – o descarte correto é só o começo”

A Panasonic, referência global no desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras, passa a fazer parte da campanha e reforça seu compromisso com a sustentabilidade na gestão do sistema de coleta e destinação correta das geladeiras descartadas no programa. Essa responsabilidade está alinhada com a ação global da marca para o enfrentamento das mudanças climáticas, o Panasonic Green Impact.

O Instituto Akatu, ONG pioneira em consumo consciente e sustentabilidade, coordenará a sensibilização de educadores e estudantes em escolas públicas de algumas cidades e a comunicação da campanha para a população. As ações contam com o apoio de secretarias de educação parceiras e têm o objetivo de ampliar o conhecimento e a mobilização da população sobre a gestão de resíduos, seus impactos para a sociedade e o meio ambiente, principalmente em relação às geladeiras.

Etapas anteriores

Em sua primeira fase, em 2021, as ações da campanha “Reuse – o descarte correto é só o começo” foram realizadas na cidade de Hortolândia (SP), com apoio da prefeitura local e foco na circularidade de colchões e sofás. O projeto recolheu e encaminhou para a reciclagem mais de 3,5 mil itens, que resultaram no reaproveitamento de 83,8 toneladas de resíduos, entre madeira, espuma de poliuretano, tecidos, borracha, molas e outros materiais. As peças coletadas, caso fossem empilhadas, corresponderiam a 13 torres Eiffel (Paris, França). Além disso, foram realizadas ações educacionais pelo Instituto Akatu em cerca de 30 escolas da rede de ensino municipal para a sensibilização e a mobilização de alunos e comunidades em relação ao descarte correto desses materiais.

Já a segunda fase da campanha, iniciada em 2022 e finalizada no primeiro semestre de 2023, teve como foco a coleta e reciclagem de geladeiras e freezers usados e foi realizada em municípios da Grande São Paulo e regiões do estado. Com a ação, que contou com parceiros locais, 478 geladeiras que iriam para aterros sanitários ou seriam incineradas foram recolhidas e recicladas pelo projeto. O total coletado equivale a cerca de 22 toneladas de materiais, peso que corresponde ao dos resíduos sólidos gerados por um brasileiro ao longo de quase 60 anos. Caso os aparelhos fossem empilhados, a altura total representaria mais de 22 estátuas do Cristo Redentor (Rio de Janeiro, RJ). Com a ação, 90 toneladas equivalentes de gás carbônico deixaram de ser lançadas na atmosfera. Essa segunda etapa contou, mais uma vez, com a parceria do Instituto Akatu, seguindo os mesmos moldes de ações de educação e comunicação com as comunidades. As iniciativas atingiram mais de 1.200 professores e estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Valinhos (SP). Além disso, 75 jovens foram capacitados e atuaram como agentes multiplicadores nas comunidades do mesmo município.