A Bloomberg anunciou hoje o lançamento do Bloomberg Government Climate Tilted Bond Indices, um novo conjunto de benchmarks para investidores em títulos governamentais que buscam exposição à transição para uma economia de baixo carbono. Os índices proporcionam aos investidores exposição aos principais índices de referência de renda fixa da Bloomberg, com foco em países que incorporam objetivos de transição climática.
Os índices ajustam as ponderações dos países nos índices Bloomberg Treasury e Sovereign com base nas Pontuações Climáticas Governamentais da Bloomberg (GOVS), que avaliam a preparação relativa de um governo na transição para um mundo de baixo carbono, utilizando indicadores transparentes e baseados em dados. As pontuações GOVS, fornecidas pela Bloomberg Sustainable Finance Solutions e com base nos melhores dados de BloombergNEF (BNEF) da Bloomberg, compreendem três pilares igualmente ponderados: Transição de Carbono, Transição do Setor Energético e Política Climática.
“Os recém-lançados Bloomberg Government Climate Tilted Bond Indices são projetados para considerar não apenas o progresso de um país em relação às suas ambições climáticas, mas também medidas de perspectivas voltadas para o futuro, incluindo o investimento em capacidade de energia renovável”, disse Chris Hackel, Head de Índices Sustentáveis, Bloomberg Index Services Limited. “Estamos entusiasmados em continuar a nossa colaboração com a Bloomberg Sustainable Finance Solutions e a BNEF para trazer ao mercado soluções inovadoras que atendam aos objetivos climáticos dos investidores em todos os setores e classes de ativos.”
Os índices Bloomberg Government Climate Tilted Bonds procuram equilibrar as considerações em torno dos riscos e das oportunidades relacionados com as alterações climáticas, e a necessidade de manter benchmarks que reflitam com precisão a liquidez do mercado e os riscos de concentração. O Bloomberg Government Climate Scores, que inclui os pilares subjacentes e dados de fatores, podem ser usados para criar índices personalizados que atendam aos objetivos de portfólio específicos do investidor. Por exemplo, os campos de emissões dos países podem ser utilizados para criar um índice que alcance uma redução mínima das emissões de CO2 ao longo de uma trajetória de descarbonização fixa ano após ano. Além disso, as pontuações e os dados podem ser utilizados por investidores que procuram soluções climáticas no âmbito de índices de rendimento fixo de estilo agregado mais amplo.
Os Bloomberg Government Climate Tilted Bond Indices incluem os seguintes 14 índices no lançamento:
- Global Treasury Climate Tilted Bond Index
- Pan-Euro Treasury Climate Tilted Bond Index
- Euro Treasury Climate Tilted Bond Index
- Emerging Markets Local Currency Government Climate Tilted Bond Index
- Emerging Markets Local Currency Government Climate Tilted 10% Country Capped Index
- Emerging Markets Local Currency Government Universal Climate Tilted Bond Index
- Global Inflation-Linked Climate Tilted Bond Index
- Pan Euro Inflation-Linked Climate Tilted Bond Index
- Eurozone-Euro CPI Inflation-Linked Climate Tilted Bond Index
- Eurozone-All CPI Inflation-Linked Climate Tilted Bond Index
- Emerging Markets Hard Currency Sovereign Climate Tilted Bond Index
- Emerging Markets USD Sovereign & Sovereign Owned Climate Tilted Bond Index
- Emerging Markets USD Sovereign Climate Tilted Bond Index
- Emerging Markets Pan-Euro Sovereign Climate Tilted Bond Index
Como todos os Índices Bloomberg, os Government Climate Tilted Bond Indices estão disponíveis para fins de benchmarking, alocação de ativos e criação de produtos.
Os clientes do Terminal Bloomberg podem acessar os índices em {IN } e fichas informativas, metodologias e pesquisas relevantes para os novos índices estão disponíveis na página de publicações de Bloomberg ESG & Climate Indices.