Em ano de COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, as discussões sobre o impacto do desperdício de alimentos tornam-se ainda mais urgentes. Apesar de ser impactado fortemente com as alterações climáticas, anualmente, o Brasil descarta um volume impressionante de alimentos, equivalente à capacidade total do estádio Maracanã, totalizando cerca de 46 milhões de toneladas de comida desperdiçada, conforme dados do IBGE de 2024.
Diante desse cenário, a Food To Save, o app nº1 do Brasil no combate ao desperdício de alimentos, tem liderado o maior movimento sustentável do país. A foodtech lançou seu primeiro Relatório de Impacto durante um evento exclusivo para seus principais parceiros nesta quarta-feira (15), revelando números da empresa e o papel da startup nesse contexto, além de casos de sucesso com grandes marcas que estão salvando alimentos por meio do aplicativo. O levantamento, baseado nos resultados de mais de 8 mil estabelecimentos cadastrados em todo o Brasil até 2024, oferece insights importantes como
Por meio das Sacolas Surpresa resgatadas pelos consumidores, a startup ajudou a salvar mais de 4,5 mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados. Nos seus quase quatro anos de atuação, a foodtech evitou a emissão de mais de 10 mil toneladas de CO2 na atmosfera – o que equivale a 1,6 milhões de árvores plantadas no ano ou 5 milhões de casas consumindo eletricidade por um ano inteiro. (Só para se ter uma ideia, uma Sacola Surpresa representa 1kg de alimentos salvos, o que equivale a cerca de 2,5 kg de CO2 que deixaram de ser emitidos na atmosfera. Por meio da Calculadora de CO2 da Food To Save é possível descobrir quantos alimentos você já salvou com a empresa e quantos gases de efeito estufa evitou que fossem emitidos)
Em 2024, a Food To Save atingiu a marca histórica de mais de 4 milhões de Sacolas Surpresa salvas. A startup gerou mais de R$30 milhões em receita incremental para os parceiros e mais de R$100 milhões em economia para os consumidores. “A Food To Save nasceu do grande sonho de revolucionar o cenário do desperdício de alimentos no Brasil. Desde 2021, trabalhamos com paixão, determinação e inconformismo para levar o movimento foodsaver para todo o país. Enquanto milhões de pessoas passam fome, estamos jogando fora bilhões de reais e contribuindo para a emissão de gases do efeito estufa. Queremos gerar consciência e nos unir para mudar essa realidade. Este relatório vai além de números; ele conta histórias. Ele reflete a força de um propósito compartilhado com nossos parceiros e com a sociedade. Estamos transformando o desperdício em oportunidade, criando um ciclo virtuoso que beneficia a todos”, ressalta Lucas Infante, CEO e cofundador da startup.
Marcas que estão fazendo a diferença para o planeta
A proposta da Food To Save é simples e eficiente. Por meio de um aplicativo, a plataforma conecta consumidores conscientes a estabelecimentos como mercados, padarias, hotéis, indústrias e lojas. A grande atração são as Sacolas Surpresa, compostas por alimentos próximos à data de vencimento ou fora do padrão, mas ainda perfeitamente consumíveis. Disponíveis nas versões doce, salgada ou mista, essas sacolas oferecem descontos de até 70%, permitindo economia para os consumidores, enquanto os estabelecimentos aumentam sua rentabilidade e evitam o desperdício. Ao salvar alimentos, a Food To Save está construindo um futuro mais sustentável e transformando a relação entre consumo e produção no Brasil.
A foodtech está presente em 12 capitais brasileiras e unida com mais de 8 mil estabelecimentos cadastrados, que estão garantindo o impacto ambiental positivo para seus negócios. Entre elas estão: Cacau Show, Grupo Supernosso, Grupo Angeloni, Grupo HNT, NEMA, The Good Cop Donut Shop, entre outros.
No relatório de impacto, é possível entender também como algumas dessas empresas reforçam seus compromissos com a sustentabilidade e democratizam o acesso aos alimentos por meio da Food To Save. A Cacau Show, por exemplo, maior empresa na produção, comercialização e em rede de franquias de chocolates nos do Brasil, com lojas físicas por todo o país. ajudou a evitar a emissão de cerca de 524 toneladas de CO² na atmosfera por meio das mais de 209 mil Sacolas Surpresa salvas apenas no último ano, combatendo o desperdício de 209 toneladas de alimentos.
Avanços e conquistas de 2024
Atingindo a marca de mais de 5 milhões de downloads do app, mais de 338 mil seguidores no Instagram e 120 milhões de visualizações no Tik Tok, além de 4 milhões de Sacolas Surpresa vendidas, o ano de 2024 marcou importantes conquistas para a Food To Save. A empresa expandiu sua atuação por meio de sua primeira aquisição estratégica, incorporando a startup Fruta Imperfeita, conhecida por reduzir o desperdício de frutas e legumes fora dos padrões estéticos. Além disso, obteve a Certificação B, um selo internacional que reconhece empresas com elevados padrões de desempenho social, ambiental e de transparência.
“Os avanços de 2024 provam que a revolução não se faz sozinha e estamos ansiosos pelo que está por vir. O impacto é uma conquista coletiva. Seguiremos por aqui com a nossa missão, ajudando o meio ambiente e os estabelecimentos a sanar um problema tão comum e que pode levar a tantos prejuízos, como é justamente o caso do desperdício de alimentos. Só que desta vez, estamos cada vez mais unidos, inquietos e ambiciosos, como o planeta pede.” finaliza o CEO.
O Relatório de Impacto 2024 completo é gratuito e foi distribuído com exclusividade para os participantes do evento da Food To Save. Nos próximos dias, ele estará disponível, em português ou inglês, no site oficial da empresa.