Novelis se une ao Programa Rede Transforma em parceria para a valorização de catadores autônomos

Notícias Práticas

A Novelis, líder global em laminação e reciclagem de alumínio, anuncia uma parceria com o RedeTransforma. O programa de apoio a catadores autônomos de recicláveis, com atuação na zona sul de São Paulo (SP), recebe seu primeiro grande aporte de investimentos e prevê crescimento de 67% na operação, além de planos de expansão na atuação regional, assim como um aumento de produtividade estimado em 100 toneladas de latas de alumínio coletadas/ano. A iniciativa vai além dos números: visa promover a inclusão social e o fortalecimento da economia circular, gerando mais oportunidades de trabalho e renda para os catadores, que desempenham um papel essencial na cadeia de reciclagem.

Atualmente, a Novelis atua com força em nicho de cooperativas, que vendem a sucata de alumínio para seus 15 Centros de Coletas distribuídos de Norte a Sul do Brasil. Posteriormente, esse material é enviado à fábrica de Pindamonhangaba, onde o processo de reciclagem e reaproveitamento do material é realizado.

“Promover a educação ambiental, práticas sustentáveis e buscar meios para valorizar o trabalho de catadores e catadoras, são valores inegociáveis para a Novelis. Buscando reforçar esse compromisso com os elos iniciais da cadeia, que são responsáveis por tornar a economia circular e o reaproveitamento dos materiais possível, nos unimos ao Programa RedeTransforma. Essa união atende aos pilares de atuação da Liga da Reciclagem, nosso movimento em prol de uma transformação real no planeta por meio da economia circular, e estreita o nosso relacionamento com os elos essenciais dessa cadeia.”, comenta Gustavo Faria, gerente sênior de Negócios de Metal da Novelis.

Em menos de dois anos de atuação, a Rede Transforma já é responsável por promover a coleta de 80 toneladas de materiais recicláveis mensalmente em 2023, sendo que desse volume cerca de 15% eram latas de alumínio. A partir da parceria com a Novelis, o número de latinhas coletadas já saltou de 3,5 toneladas mensais, para 13,13 toneladas mensais em 2024 – 3,75 vezes a média do ano anterior.

Entre os planos de médio prazo, o programa deve replicar a estratégia de negócio dentro da comunidade de Paraisópolis, também na zona sul de São Paulo (SP). O plano inicial é levar a mesma dinâmica de valorização do lixo e dos profissionais, gerando oportunidades de trabalho e movimentando a economia local, dentro de uma cooperativa já ativa na região.

“A Rede Transforma cria oportunidades para o mercado e para a sociedade. O lixo é uma questão social que deve ser tratada por todos, principalmente pela Indústria. Essa é a importância de termos parceiros como a Novelis, que promovem a circularidade econômica. Já evoluímos muito em nossa missão, e no ano de 2023, por exemplo, acabamos o período atendendo a sete subprefeituras de São Paulo, com meta de chegar a 15 no ano seguinte. Agora, que vemos a evolução do programa na cidade, decidimos pilotá-lo em um formato similar ao de uma franquia, assim conseguimos descentralizar a gestão e ampliar nossa atuação”, finaliza Marcos Nascimento, diretor da Rede Sul, idealizadora do Rede Transforma.

A reciclagem que gera esperança

Lançado em 2022, o programa é uma criação da Rede Sul com a Coopercaps, e foi idealizado por Marcos Nascimento e Telines Basílio, o Carioca, presidente da Coopercaps e do Conatrec, uma figura popular na reciclagem de São Paulo. O profissional atuou por 12 anos como catador autônomo, quando dependia do que recolhia para sair das ruas. Após entrar para a cooperativa e conquistar sua independência financeira, passou a batalhar pelos direitos do segmento e estimular a qualificação do setor.

“Minha vida mudou quando percebi que a reciclagem não era apenas sobre transformar materiais, mas sobre transformar vidas. Através do RedeTransforma, em parceria com a Novelis, estamos criando oportunidades para que mais catadores encontrem um caminho digno e sustentável. O futuro do Brasil passa pelas mãos dos catadores, e é nossa responsabilidade valorizá-los como agentes de mudança social e ambiental. Juntos, estamos reciclando mais que resíduos, estamos reciclando vidas”, conclui Telines Basílio, gestor ambiental e líder nacional dos catadores.

Carioca, com sua visão transformadora e compromisso com a melhoria do setor, viu na criação do RedeTransforma uma oportunidade de ampliar o impacto positivo na vida de outros catadores. Sua experiência pessoal serviu de inspiração para desenvolver um programa que não só promove a reciclagem, mas também fortalece a comunidade de trabalhadores envolvidos.

Estrutura da Novelis

A empresa possui atualmente 15 Centros de Coleta distribuídos estrategicamente de Norte a Sul do Brasil. Esse modelo é considerado pioneiro no Brasil e foi criado para ampliar a coleta de latas.

Nesses locais, as cooperativas e demais fornecedores vendem a sucata de alumínio, que, posteriormente, é enviada à fábrica de Pindamonhangaba, onde será realizada a reciclagem. O local conta com capacidade de 720 mil toneladas/ano para laminação e 500 mil toneladas/ano para reciclagem.

A possibilidade de ser infinitas vezes reciclado, sem perder suas propriedades, é uma das características do alumínio que contribui com o sucesso da circularidade da latinha de bebida pós-consumo. O ciclo da latinha de alumínio dura em torno de 60 dias. Isso significa que do momento em que os consumidores escolhem uma bebida em lata na prateleira do mercado, até o momento em que ela volta para o comércio, são cerca de dois meses para realizar a coleta e a reciclagem, a fim de torná-la novamente uma latinha.