Empresário João Bernardo Casali é o primeiro brasileiro a chegar à presidência do Conselho do Sistema B Global

Notícias

O Sistema B Internacional renovou suas lideranças, e João Bernardo Casali, líder da Empresa B NATIVA, na América Latina, e Cecilia Peluso, CEO da Empresa B argentina Limpiolux, foram escolhidos para coliderar a organização na América Latina. No total, seis representantes do Movimento B de diferentes países da região fazem parte do Conselho.

O Sistema B é uma organização regional, parte de um movimento global, que trabalha para construir um novo sistema econômico que coloca o bem-estar das pessoas e do planeta no centro de suas decisões. Para isso, promove as empresas como principais agentes de mudança, utilizando a força do mercado para contribuir com o bem comum.

Para concretizar sua visão de uma nova economia inclusiva, equitativa e regenerativa, o Sistema B oferece ferramentas para apoiar as empresas em sua transformação para modelos de negócios de impacto. Nesse caminho, a certificação de Empresa B é dada às empresas verificadas pelo B Lab, que atesta sua capacidade de atender a altos padrões de desempenho social, ambiental e transparência, e de se comprometer com um processo de gestão e melhoria contínua de seu impacto.

O Sistema B Internacional impulsiona a mudança sistêmica em direção a um novo paradigma econômico, trabalhando com o Estado, a academia, líderes de opinião, investidores e outros atores do mercado, gerando incidência para acelerar a transição.

O Conselho da organização zela pelo cumprimento desse propósito, facilita a conquista dos resultados estratégicos e trabalha para obter os recursos necessários para o desenvolvimento da organização, cultivando e inspirando uma épica comum.

João Bernardo Casali é empreendedor de impacto e inovação, ativista corporativo e consultor de mudança sistêmica para negócios, territórios e políticas públicas. João é líder da Empresa B italiana Nativa na América Latina, Conselheiro Emérito do Sistema B Brasil e conselheiro global na Wellbeing Economy Alliance. Ele possui mestrado em economia regenerativa no Schumacher College, pós-graduação em Gestão Ambiental na COPPE-UFRJ e formou-se em Direito na PUC-Rio. Também é especialista em empreendedorismo sustentável pela FGV-Rio e designer de Sustentabilidade pelo GAIA Education.

“Me sinto muito agradecido pela oportunidade de servir à nossa missão na Copresidência do Sistema B Internacional. O planeta não pode continuar esperando e, a partir do mercado, temos a responsabilidade de construir soluções efetivas para os problemas sociais e ambientais mais urgentes. Na América Latina e no Caribe, estão o talento, a criatividade e a inovação que precisamos neste momento tão desafiador. Com Ceci, nos comprometemos a trabalhar na expansão do Movimento B na região, construindo uma narrativa conjunta, promovendo espaços de colaboração e impulsionando novas ações coletivas que gerem um impacto positivo nas pessoas e no planeta”, acrescentou Casali.

Cecilia Peluso é membro do Círculo de Impacto do Sistema B Argentina e CEO da Empresa B argentina Limpiolux, que oferece serviços integrais de Facility e se destaca por seu modelo de negócio de impacto social vinculado ao desenvolvimento da força de trabalho. Cecilia é a terceira geração a dirigir a empresa familiar e a primeira mulher a ocupar o cargo executivo. Ela acredita em colocar a inovação a serviço de negócios com impacto social, gerando oportunidades de crescimento pessoal e profissional para as pessoas. Realizou o Programa de Alta Direção da IAE Business School (2019), possui um Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos (Universidade de San Andrés, 2005) e é Bacharel em Comercialização (UP, 2002).

“Assumir o papel de Copresidenta do Conselho do Sistema B Internacional é um imenso privilégio e responsabilidade. Como movimento, compartilhamos um propósito que deve ser o eixo central de todas as nossas atividades e decisões estratégicas. Temos ferramentas como a Avaliação de Impacto B, cujos padrões permitem às empresas se medir, se conhecer e agir em uma nova economia regenerativa que beneficie a sociedade e o planeta a partir da força dos negócios. Junto com João, nos propomos contagiar esse espírito transformador que nos trouxe até aqui e que nos lembra que somos nós, as pessoas, quem devemos tomar decisões, com a consciência da colaboração e da interdependência, para resolver os problemas sociais e ambientais que enfrentamos”, expressou Peluso.

Além disso, completam o Conselho o chileno Juan Pablo Larenas, cofundador do Sistema B e empreendedor social; a paraguaia Karen Winekker, membro do Conselho do Sistema B Paraguay e COO da Empresa B Ruuts; a uruguaia Natalia Hughes, Sócia Anfitriã da YOUHUB Cowork e Sócia da YOUHUB Consultora; e o paraguaio Raúl Gauto, Presidente da Empresa B Forestal Sylvis e referência em temas de recursos naturais.

“Desde a equipe do Sistema B, estamos muito agradecidos a Cecilia e João Bernardo por assumirem este novo compromisso, colocando seu talento a serviço do propósito que nos une: a criação de um sistema econômico inclusivo, equitativo e regenerativo. Não há dúvidas de que eles liderarão uma nova etapa de expansão e crescimento para o Movimento B na região”, concluiu Francisco Murray, Diretor Executivo do Sistema B Internacional.

O Sistema B está presente em 18 países da América Latina, onde conta com uma rede de 110 colaboradores. No mundo, existem mais de 9.000 Empresas B Certificadas em 105 países, das quais 1.268 são de origem latino-americana. Na região, os países com mais Empresas B são Brasil (353), Chile (276) e Argentina (242).